segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Fumante passivo e asma não combinam!


Esse não foi um final de semana legal, briguei com marido. Faz um tempo que resolvi pegar no pé dele contra o cigarro, para o bem dele também, afinal, nós o amamos e não queremos vê-lo sofrendo no futuro. Uma droga tão pesada quanto tantas outras, tão pesada que prejudica todos que estão em volta. Como já sabem, Davi nasceu com problemas respiratórios, hereditários e por eu ter sido uma fumante passiva por dois fumantes a gestação inteira. Me lembro de minha obstetra ter comentado que minha placenta estava escura, típica de uma fumante, como não poderia deixar de ser, Davi nasceu com abstinência, veja essa reportagem AQUI. Muitos foram os episódios de asma em casa, foram 3 paradas respiratórias e muitas idas e vindas aos PSs de SBC e Fpolis, quando chego com Davi no PS perto de casa passamos sempre na frente, já que no prontuário dele consta "asmático". O pai, resolveu parar de fumar, ficou um tempo e voltou aos finais de semana, fiz ele prometer que final de semana retrasado seria o último e para minha revolta não foi. Continua fumando aos finais de semana, é ficar em casa ele quer fumar, isso mesmo, só fuma quando está em casa com a família. Isso me deixa muito triste, porque queremos a presença dele e não do cigarro, não queremos ser fumantes passivos, não queremos um pai fedido, porque vamos combinar que fumante não tem cheiro agradável. Sei que não é fácil, sei que ele tem dificuldade, mas e a força de vontade? Será que esses fumantes todos não percebem o mal que fazem aos outros? Nem é só por causa de Davi, Isabella cresceu com o pai fumando, ela provavelmente também tem um organismo de fumante passivo, é que Davi por ser asmático é muito pior. Cigarro deveria ser tão proibido quanto qualquer outra droga, porque acaba com famílias. Eu sinceramente cansei, não deixarei mais nenhum fumante perto dos meus filhos, já que os fumantes não tem bom senso eu sou uma mãe leoa, já estão avisados. Fumou perto dos meus filhos, veio fedendo de cigarro perto dos meus filhos eu não respondo por mim. Por isso, este final de semana fiquei longe de casa, Isabella foi dormir na casa da amiga e eu e Davi ficamos na minha mãe, ontem fomos levar os meninos jogar futebol e Davi depois de correr um pouquinho teve uma crise feia que chegou a fazer cocô na calça de tanta força para respirar, pior que a burra aqui achou que a asma estava controlada e não andei mais com a bombinha. Segue abaixo um texto retirado de um site sobre asma e um vídeo de Davi pequenininho antes de acertarmos o tratamento de prevenção dele, que reduzi por conta própria e estou pensando seriamente em voltar até o pai largar essa MERDA definitivamente, porque estou cansada de meu filho não poder chorar, correr, pular e até gargalhar. E para os desavisados de plantão, que acham que sou exagerada quando Davi começar a chorar e eu corro para acudi-lo, vocês não sabem o que já presenciei depois de uma crise de choro, então não queiram dizer que é manha, sei que tem manha junto, que ele se aproveita, mas...eu sou a mãe e sei onde o "calo aperta". E um recado para as gravidinhas de plantão, FUJAM DOS FUMANTES!

O tabagismo passivo é a inalação da fumaça do tabaco em um ambiente por alguém que não está fumando1. O fumante passivo inala não apenas o produto do tabaco, mas também a fumaça resultante da expiração do fumante, além de cerca de 70 substâncias causadoras de câncer.
Estudos mostram que o fumante passivo aumenta em cerca de 30% o risco de desenvolver câncer pulmonar e em 24% o risco de infarto, se comparado àqueles que não se expõem à fumaça do cigarro3.
Com relação à asma, o fumo passivo também exerce influência direta. Onde quer que se encontrem informações sobre a doença, nota-se o tabagismo passivo como um dos seus maiores vilões. E não é à toa: o tabaco agrava os sintomas da asma e é a principal causa de DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica)4. Cerca de 15% dos fumantes ativos que consomem em média 20 cigarros/dia e 25% dos fumantes ativos que consomem em média 40 cigarros/dia irão desenvolver o DPOC4.
Filhos de fumantes possuem maior risco de desenvolverem pneumonia, bronquite e indução e/ou agravamento da asma3. Isso acontece porque os mesmos produtos químicos e toxinas que estão presentes no fumo ativo também estão no fumo passivo2.
O risco de uma crise de asma aumenta 14%, 38% e 48%, respectivamente, se for o pai, a mãe ou os dois a fumar e o risco de bronquites agudas aumenta 72% se for a mãe a fumar e 29% se for outro membro da família a fumar.
Vale lembrar que, no Brasil, fumar em ambientes públicos fechados é proibido desde 15 de dezembro de 20115. Faça valer seu direito e respire fundo. Sem fumaça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por vir aqui no meu cantinho.