quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Escola grande, escola pequena...e agora?





Por mais que hoje eu more em uma cidade litorânea, não podemos esquecer que vim da maior metrópole do país. Por mais que hoje eu cante um pouco as palavras, eu já falei muito "orra meu", por mais que hoje eu conviva com areia, bicho de pé, cobras e lagartos eu passei a maior parte da minha vida no meio do cimento, com bicho-homem, por mais que me digam que é natural crianças indo sozinhas para a escola, eu continuo levando os meus até a porta da mesma e o mais importante...por mais que me digam que uma escola maior é mais difícil "controlar" as atitudes dos alunos, eu acredito que vai da educação e ensinamentos que nós pais passamos aos nossos filhos. Quando digo que minha vontade é de colocar a Isabella em uma escola maior da que ela está hoje, sinto olhares reprovadores e comentários do tipo "ouvi dizer que lá as crianças ficam mais soltas", "conheço fulana que ficou de agarramento atrás da escola", "me contaram que blá blá blá". Espere um minuto! O dia que minha filha quiser namorar vai ser dentro da escola ou fora dela, o que adianta cuidar dentro da escola se quando saem da aula eles vão sozinhos para casa? A rua é muito maior e muito mais cheia de perigos do que qualquer escola gigante, simples assim. Eu faço questão de levar minha filha até a porta da escola, eu faço questão de ir buscá-la. Enquanto algumas pessoas se "preocupam" com minha filha ir ou não para uma instituição maior onde "ninguém vê", os próprios filhos aprontam na rua que EU já vi kkkkk (essa risada eu não poderia deixar de dar). O que vejo é que muitas pessoas preferem criticar pelo simples fato de não poder orientar, nem digo não poder, porque é muito mais fácil fingir que não vê do que ensinar. Quem disse que educar é fácil? Isabella veio de uma escola muito maior do que essa onde tenho vontade de colocar e muitos também tem vontade e não colocam por motivos que desconheço, por quê? Porque é mais fácil julgar o umbigo dos outros do que o próprio. EU ensinei minha filha sobre sexo antes dela aprender reprodução humana ano passado, quando chegou na época ela já sabia de tudo o que precisava saber para sua idade e não ficou dando risadinhas e muito menos aprendeu na rua, quando ela tem alguma dúvida ela recorre à quem? Para a mãe, temos um diálogo muito aberto sobre todos os assuntos. Sei que não posso andar por ela, mas posso orientá-la, coisa que muitos pais não fazem. Ela está ciente do que pode acontecer na rua, na escola ou qualquer outro lugar, não boto medo na cabecinha dela por não querer ensinar, eu a oriento, eu a educo. Sobre eu ter citado de onde eu vim no começo desse texto, é porque temos a malícia da cidade grande, fui criada com os perigos de uma cidade grande, minha mãe me educou para uma cidade grande e é isso que faço com meus filhos, Isabella posso dizer que tem a cabeça muito mais à frente do que muitas meninas na idade dela, quando digo à frente não é por ser mais malandra, as pessoas acham que uma criança mais à frente é já ter beijado um garoto, por exemplo, e não é isso, considero minha filha mais esperta pelo fato dela saber quais as consequências de seus atos. Por que existe tanta gravidez na adolescência? Por que tantas garotas estão se suicidando por terem suas fotos íntimas na internet? Já pararam para pensar nisso? Oriente seu filho, ensine onde os caminhos podem levar, não adianta prender de forma errada, porque uma hora ele estará solto e nessa hora...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por vir aqui no meu cantinho.