quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Brinquedos e o consumo consciente


Tão gostoso brincar, mais ainda ver nossos filhos brincarem. Nós todos, adultos ou crianças, sentimos prazer com determinadas coisas. Eu por exemplo, sinto um prazer enorme quando estou com meu Kindle ou então com minhas panelas, mas o que mais me dá prazer mesmo, é quando estou sentada no chão e meus filhos empoleirados em cima de mim, são as pessoas que me proporcionam maior prazer, um bate-papo com minhas amigas, namorar o maridão, brincar com meus filhos, conversar com minha mãe...as crianças não são diferentes, quando entram em uma loja de brinquedos ficam admiradas com aquele mundo mágico e perfeito, tudo muito colorido, cheios de formas e texturas, sons e luzes. Ganham o que querem e muitas vezes nem chegam em casa para brincar, já abrem no meio do caminho mesmo. Sentam no meio da sala, brincam por horas, quer dizer, por minutos, alguma coisa chama a atenção deles e o foco muda. Claro que alguns brinquedos prendem muito mais do que outros, geralmente alguns desses são os educativos, que incentivam a criança a pensar e aguçam a criatividade. Outros brinquedos, ao meu ver, prendem porque parecem hipnotizar, causam um efeito mecânico. Em casa, procuro comprar brinquedos montessorianos e/ou educativos, está certo que Davi ama um Hot Wheels, então procuro fazer com que eles se tornem educativos, que ele aprenda cores, números, trabalhe a coordenação, concentração e criatividade, criança aprende brincando, pelo toque, usando a imaginação. Davi tem brinquedos de encaixar, quebra-cabeça, com letras, números, só que sinceramente ele não gosta muito não de brincar sozinho eu preciso estar junto. Sei que ele não é o único, Isabella era exatamente igual, só brincava com esse tipo de brinquedo se eu participasse, pelo que sei meus filhos não são anormais. E é aí que vejo muitos pais preferindo dar eletrônicos aos seus filhos achando que estão fazendo um excelente negócio, afinal, é um sossego deixar o filho brincando sozinho enquanto se pode fazer outras coisas. E é exatamente nesse ponto que eu chegar, o mundo que estamos vivendo ultimamente é o de "eu quero, eu preciso", com isso estamos esquecendo o melhor da infância, o que realmente nos dá prazer. O que adianta você encher seu filho de brinquedos neste dia 12 quando na verdade ele quer mesmo sua atenção? Não estou dizendo para não comprar brinquedos, estou dizendo para comprar um brinquedo legal, que possa trazer benefícios de verdade, que possa unir a família. Já repararam naqueles quartos lindos e maravilhosos que saem nas revistas, com muitos brinquedos, muitos mesmo, e na prática? Será que são todos utilizados? Eu sou a favor de ter poucos porém eficientes, sempre que posso faço uma rapa, principalmente na véspera de datas como essa, sei que eles vão ganhar, que ficarão felizes, mas ao mesmo tempo quero ensinar o consumo consciente, será que seu filho brinca com tudo o que tem em casa? Ou de repente não está faltando um pequeno estímulo para que ele use seus brinquedos? Nosso dia das crianças, assim como todos os anos, será de brinquedos novos sim, mas principalmente de muitas brincadeiras. E se você está sem criatividade para brincar, segue um blog bem legal, de uma mamãe que ama brincar e inventar com seu filho. Por que não mamãe?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por vir aqui no meu cantinho.