quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Asma e paciência

Esses dias ando um pouco chateada, de manhã Davi acorda com um pouco de preguiça e irritado, mas aí vou brincando, trocando a roupa enquanto ele mama, vou conversando até que ele termina sua mamadeira e já está de bom humor, mas andei notando que nessas de brincar com ele ele começa a rir e perde o ar, aí começa tossir e algumas vezes chega a vomitar, aí corremos com a bombinha. Durante o dia tb, jamais podemos fazere ele rir demais pq acontece a mesma coisa, pôxa...ele não pode correr e pular pq perde o ar, e agora nem rir mais ele pode tb? Aumentamos a dose da bombinha, mas continuou a mesma coisa. Ontem ele foi no pa (pronto atendimento) pq está com uma diarreia das bravas provavelmente por causa de alguma virose, e lá veio a outra bombinha (de crises) de novo no receituário, marido disse que foi ele quem pediu, só que não posso negar que fico triste com isso. Queria muito ver meu filho livre desses medicamentos, ok ok...sei que tem casos muito piores do que ele, crianças com anomalias, ou doenças graves, que estão internadas ou desiludidas pelos médicos, mas qual é a mãe que quer ver seu filho até com um simples resfriadinho? Nós mães queremos ver nossos filhos comendo, brincando, correndo, pulando, se divertindo, inteligentes...ser mão é isso. Agradeço a Deus pelos meus filhos e peço que todas as crianças sejam a maior alegria de suas mães. Vou colocar uma matéria que achei interessante sobre a asma, na verdade é mais para não perdê-la, de repente é útil para alguém tb. Ah! Já ia esquecendo, Isa continua demais com suas notas, isso mesmo filhinha! Te amo, te amo, te amo, te amo!!!!!!!!


Uma pesquisa encomendada pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) mostrou que muitas pessoas desconhecem as diferenças entre asma e bronquite. Ambas são enfermidades crônicas com causas e tratamentos diversos. Os especialistas explicam que a falta de conhecimento leva as pessoas a darem menor importância à asma e a demorarem para procurar auxílio médico. 
Por ano, são 350 mil internações e 3 mil mortes por asma no Brasil. Muitas vezes o paciente ou seus pais (no caso das crianças) pensam que os sintomas se devem à uma bronquite, quando na verdade o paciente sofre de asma, que é hereditária e atinge todas as idades. 
Há casos em que o asmático se refere à doença como bronquite alérgica ou bronquite asmática, pois existe um entendimento equivocado de que asma é uma doença grave, e de que a bronquite é mais leve e passageira. Essa confusão faz com que as pessoas subestimem a asma e evitem o tratamento. Trata-se de um sério problema, uma vez que o asmático precisa se tratar ao longo de toda sua vida. Seus portadores precisam ir com frequência ao médico e tomar medicamentos não apenas quando têm uma crise.  
Bombinhas – Alguns asmáticos evitam o tratamento por conta do preconceito que sentem contra os inaladores, que na realidade são seguros e atuam apenas no pulmão. Existem dois tipos de bombinhas: as broncodilatadoras, que trazem alívio durante as crises, e as que tratam a inflamação, prevenindo novas crises. 
Além da medicação, são medidas que beneficiam o asmático: 
  • Evitar o cigarro
  •  Evitar fatores ambientais que desencadeiam as crises
  • Praticar esportes
  • Fisioterapia respiratória nos casos mais graves.
Com essas medidas, o paciente com asma pode ter vida normal, sem falta de ar ou chiado no peito. 
Veja as diferenças entre asma e bronquite: 
Asma: Doença crônica hereditária, com componente alérgico. Causa inflamação nas vias respiratórias. Fatores como o pó doméstico faz os brônquios se contraírem, causando falta de ar, chiado no peito e tosse. Fatores emocionais e climáticos também podem iniciar uma crise.  
Bronquite crônica: A exposição a substâncias como fumaças (cigarro e outras) e produtos químicos causa a inflamação dos brônquios. Os sintomas são falta de ar e tosse com secreção. Pode evoluir para enfisema pulmonar, que afeta também os alvéolos, caso a exposição à fumaça não seja interrompida.  
Bronquite aguda: Inflamação dos brônquios causada por vírus ou bactéria. Dura alguns dias e desaparece após o tratamento correto. Muitas pessoas confundem esse tipo de bronquite com crises de asma.  
Fonte:  Agência Comunicado 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por vir aqui no meu cantinho.