quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Português

Inspirada em uma das postagens dessa semana e no que mais uma vez meus ouvidos serviram de penico hj dentro do ônibus, seguem algumas dicas:

Seguem anexos (plural) - Segue anexo (singular)
História (fato real) - Estória (ficção) - Valeu Anna!
Janta (errado) - Jantar (certo) - Vou servir um jantar e não vou servir a janta, por favor! (Essa eu ouço direto aqui inclusive hj no ônibus)
ÇA-CE-CI-ÇO-ÇU (com as vogais E e I não se usa cedilha)
Meia tímida (meia tem chulé e não timidez, ou então em meia hora significando quantidade)
Oitocentas gramas de presunto (oitocentas gramas não existe, ou você quer dizer que tem uma certa quantidade de mato? O correto é oitocentOs)
Fulana tem menas pulseiras que ciclana (o correto é menOs pulseiras...)
Seje forte (errado) Seja forte (correto)
Hoje tem sol, mais amanhã terá chuva. (errado, mais é para somar, acrescentar) o correto é Hoje tem sol, mas amanhã terá chuva
Mortandela (errado) - Mortadela (correto)
Betorneira (errado) - Betoneira (correto)
Talba (errado) - Tábua (correto)

Sei que não escrevo bem, vcs podem achar inúmeros ortográficos, concordância, blá blá blá, não sou perita de língua portuguesa, mas sempre que tenho dúvida eu procuro pesquisar para falar e escrever corretamente, se mais alguém lembrar de mais algum "erro popular", coloca nos comentários que vou editando ou faço um novo post.
Fui!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por vir aqui no meu cantinho.